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APRENDER PARA ENSINAR

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  APRENDER PARA ENSINAR Fonte: Arquivo pessoal Meu nome é Elizabete Batista, formada em Pedagogia e pós graduada em Alfabetização e Letramento, trabalho na educação há 11 anos. Durante estes 11 anos eu já vi e vivi várias aventuras e experiências que marcaram a minha vida. Em 2019 ganhei um presente da minha diretora, trabalhar com crianças de dois anos, maternal 2. Foi nesse momento que comecei aprender para ensinar. No primeiro dia de aula recebi as crianças, teve aquele chororô e lá estava ela minha Manu, com dois laços enormes nos cabelos, uma fralda de pano no rosto super assustada com tanto barulho e choro. Os dias foram se passando comecei a observar a Manu, uma criança autista de cinco anos em uma sala de crianças de dois anos, não conhecia a fundo o espectro autista, tive que quebrar meus paradigmas, pesquisar, ler, perguntar e fazer o máxima que estava ao meu alcance para   ajudar a Manu. Comecei por observar tudo o que ela fazia, tinha horas que parecia que ela não estav

CONHECENDO A ANA CLARA

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CONHECENDO A ANA CLARA     Rodinha de Conversa . Atividade Caixa Mágica.  Fonte: Celular Professora Ana Flávia.  Ana Clara chegou na Instituição aos 3 anos na companhia de sua mãe, no colo, fazia uso de bico, não se comunicava oralmente, usava fraldas, objeto de apego (Uma flanela), necessitou de estímulos e apoio para se locomover. Ao se alimentar a criança necessitou de auxílio para levar os talheres e copos até a boca, se sentar com segurança a mesa, necessitando também de estímulos para experimentar a diversidade alimentar ofertada.  Ao chegar com a criança observamos que a mãe se sentiu insegura em deixá-la aos cuidados de outro adulto, abraçando-a mantendo-a no colo, olhou aleatoriamente para a equipe de professores e crianças ali presentes e perguntou: Essa será a salinha que minha filha irá ficar? Nos aproximamos da família e convidamos a conhecer a sala, amigos e tentar despertar o interesse da criança para a atividade que estávamos propondo e realizar o diálogo com a família