APRENDER PARA ENSINAR

 

APRENDER PARA ENSINAR

Professora sorridente, usando óculos, camiseta branca, colete azul escuro com vermelho, sentada ao pé da parede com vaso de flor ao fundo
Fonte: Arquivo pessoal



Meu nome é Elizabete Batista, formada em Pedagogia e pós graduada em Alfabetização e Letramento, trabalho na educação há 11 anos. Durante estes 11 anos eu já vi e vivi várias aventuras e experiências que marcaram a minha vida.

Em 2019 ganhei um presente da minha diretora, trabalhar com crianças de dois anos, maternal 2. Foi nesse momento que comecei aprender para ensinar. No primeiro dia de aula recebi as crianças, teve aquele chororô e lá estava ela minha Manu, com dois laços enormes nos cabelos, uma fralda de pano no rosto super assustada com tanto barulho e choro.

Os dias foram se passando comecei a observar a Manu, uma criança autista de cinco anos em uma sala de crianças de dois anos, não conhecia a fundo o espectro autista, tive que quebrar meus paradigmas, pesquisar, ler, perguntar e fazer o máxima que estava ao meu alcance para  ajudar a Manu. Comecei por observar tudo o que ela fazia, tinha horas que parecia que ela não estava neste mundo, olhar distante e nunca respondia quando era chamada. Então um dia, quando já estávamos com a sala controlada, me sentei no chão fiz uma rodinha de conversa e disse para as crianças que Manu era nosso bebê, que eu precisava da ajuda deles para cuidar dela.

Depois daquele dia foi incrível, as crianças abraçavam, beijavam, cantavam e tentavam sempre ficar perto dela, eu sempre estimulando esse contato deles para com ela, o retorno foi gratificante, ela começou a responder aos estímulos e passou a imitar as crianças, para quem entrou na sala e não falava nenhuma palavra, ela já estava tentando cantar a música da hora da fila piui tcha tcha tcha na língua dela que era pi pi pa pa pa e assim foram as nossas tardes.

A grande muralha do medo estava caindo e todos nós passamos a ganhar com a nossa Manu, e o ponto alto desse ano foi ela tomar água usando as minhas mãos com copo e a experimentar alimentos, pois ela não fazia nenhum dos dois, foram meses sem desistir, todos os dias eu tentava maneiras diferentes para isso acontecer, terminei o ano com muito orgulho de todos, meus outros dez pequenos, da Manu e por último de mim, pois pude ver o quanto é gratificante ser professora de crianças tão especiais é incrível também saber que com muito amor, disciplina e seriedade no que se faz, você pode transformar a vida de uma criança seja ela quem for.

Aprender a olhar para seu aluno como gostaria que olhassem para você.

Um grande abraço!


#PraCegoVer a imagem desse post possui recurso de texto alternativo

Comentários

  1. Excelente texto sobre inclusão, ficamos gratos em saber que temos professores capacitados e tão dispostos a trabalhar com essas crianças com tanto carinho e respeito. Que possamos continuar avançado nessa questão e buscar aprender cada vez mais sobre essas crianças tão especiais....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Éder Fortunato!
      Agradecemos por compartilhar sua opinião!
      Abraço!

      Excluir
  2. Bete foi a primeira professora do meu caçula e ele não esquece a tia Bete.
    Fui lendo seu artigo e lágrimas descendo, emocionei, pois conheço o amor e cuidado que tem com as crianças e frente á um desafio diário você soube entender sua aluna e incluí-la de maneira natural. Sem medir esforços! Parabéns! Que seja exemplo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É Excelente quando encontramos profissionais assim, que amam o que fazem!!
      Agradecemos sua participação!
      Abraço.

      Excluir
  3. Os desafios de ensinar são enormes. Mas a dedicação e a preparação leva a resultados significativamente positivos. Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Alencar!
      Exatamente, é importante está preparado e dedicar-se, faz toda diferença!
      Gratas pela sua participação.
      Abraço!

      Excluir
  4. É emocionante ler o relato da professora Elizabete. Fico imaginando os momentos descritos, e o que posso dizer é que eu acredito no poder transformador da educação. É um compromisso que exige esforço e dedicação, para conquistas tão gratificantes. Superar limites e aprender sempre, com certeza faz a diferença. Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Poli Parente!
      Também ficamos emocionadas com tanto amor, carinho e dedicação. As ações da professora Elizabete são exemplos que nos inspiram.
      Agradecemos sua participação!
      Abraço.

      Excluir

Postar um comentário