CHARGE 4


Inclusão: educação e cidadania

Chargista: Ricardo Ferraz
Charges sobre educação e cidadania
Fonte:
http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/modules/galeria/detalhe.php?foto=286&evento=7

 

 



Cidadania é um conceito amplo, é a condição das pessoas que, dentro da sociedade, encontram-se como sujeitos de direitos e capazes para exercê-los plenamente. Mas como exercer um direito se não são dadas as possibilidades? Os meios para tanto? Por isso, mais do que nunca é essencial que preparemos nossa atuais e futuras gerações COM A EDUCAÇÃO, para que saibam como exercer seus direitos de cidadãos. A Educação Inclusiva também está nesse panorama de preparo, pois as Pessoas com Deficiência, tanto quanto todas as outras pessoas, precisam da CIDADANIA. As PcD vivenciam dificuldades de exercícios de seus plenos direitos até hoje, mas com uma EDUCAÇÃO INCLUSIVA contínua e efetiva, podemos mudar esse cenário e construir uma país mais justo nos âmbitos social, econômico e político.   

 



Comentários

  1. Democracia, cidadania, respeitar o direito do outro a educação, entrada em lugares públicos, também estão relacionados a política. Infelizmente, poderia ser uma pessoa específica só para resolver essas questões. Então, como não é assim, temos sempre que pensar na educação de amanhã, se ele será respeitador como deve ser.
    -Kamilla Roberta.

    ResponderExcluir
  2. Verdade Kamila! Bom seria se realmente essas leis fossem respeitadas, mas vejo que já estamos caminhado, Vejo a inclusão nas escolas uma vitória muito grande, já temos professores mais evolvidos com essa questão da inclusão, e isso vai gerar para o futuro adultos mais capazes de exercer essa cidadania de forma mais justa com esses PcD.

    ResponderExcluir
  3. Ofertar uma educação igualitária é nosso dever, faz parte do direito de cidadão. E a preocupação de transmiti-la para transpor os muros da ignorância e da insensatez deve ser nosso foco para o hoje. Respeitar, ser respeitado, valorizar, incluir o excluído dever ser o nosso lema!

    ResponderExcluir
  4. Sim Rosane Souza,é maravilhoso ver o quanto a escola brasileira avançou ao entender a necessidade de se tornar um espaço educacional inclusivo. Devemos entender que o processo de inclusão não pode mais ficar restrito a discussões teóricas,deve ser uma condição garantida dos direitos fundamentais da educação e do exercício pleno de cidadania de todo brasileiro.
    Vamos seguir no intuito de fazer valer a lei 7.853 de 24 de outubro 1989, que dispoĕ sobre o apoio ás pessoas portadoreas de deficiência ,sua integração social e de outras providências.

    ResponderExcluir

Postar um comentário