CHARGE 1
Escola acessível é possível
Chargista: Ricardo Ferraz Charges sobre inclusão escolar Fonte: : https://vercompalavras.com.br/blog/dia-dos-professores-escola-acessivel-e-possivel/ |
A escola
inclusiva, aquela que é acessível, é possível. E essa possibilidade se mostra
quando partimos de um Projeto Político Pedagógico dessa instituição, que tenha
como meta um local de acessibilidade, e vamos até o trabalho de conscientização
de toda comunidade escolar envolvida e até a prática de ações na direção da
inclusão escolar.
Pais, alunos, corpo docente, todos, necessariamente devem passar por um processo de conscientização sobre o que é a Educação com inclusão e no passo seguinte, serem definidas metas de atuação em cada área que envolva o ensino e aprendizagem. É um processo não tão rápido, não tão fácil, mas possível e de resultados reais.
É verdade, o trabalho deve ser idealizado desde o espaco fisico da instituicão de ensino, ate a capacitacão do corpo docente para o melhor desenvolvimento da inclusao do aluno no ambiente escolar. ����
ResponderExcluirOlá, Prissila Cavalcante!
ExcluirCompartilhamos do mesmo pensamento!
Obrigada por deixar sua opinião aqui!
Abraço.
É incrível pensar que se o mundo fosse mais acessível. Pensasse sempre no próximo, teríamos mais exemplos como esse. Alunos ajudando os outros.
ResponderExcluirOlá, Histórias inspiradoras!!
ExcluirÉ de fato incrível pensar em um mundo mais acessível, cheio de amor ao próximo, seria mais oportunidades, dignidade e respeito.
Agradecemos sua participação!
Abraço.
Formar cidadãos que preocupa a servir o próximo é um exercício muito gratificante. Em várias etapas da nossa vida fazemos parte dessa responsabilidade de formar o outro. Digo na etapa como pais, na etapa como educador, e na etapa como cidadão que influencia o outro com o bem. Me despeço dizendo que as etapas da nossa vida é uma trajetória constante de boas influências, basta nos dispor a isso!
ResponderExcluirOlá, Rosane Souza!
ExcluirExcelente reflexão!
Fico imaginando o início desse processo ainda na infância, no núcleo familiar onde é o primeiro espaço de interação de toda criança, e a responsabilidade dos pais em todo o processo, depois a etapa da escola até chegar a vida adulta como um cidadão de bem, e como você bem colocou, influenciar o outro.
Somos gratas pela sua participação!
Abraço.
Isso é uma grande verdade! Se o trabalho de inclusão, e de tratamento igualitário começa a ser posto na vida da criança ainda no seio familiar, com certeza quando o aluno chegar à escola ele vai encarar com mais naturalidade e respeito a deficiência ou dificuldade do colega, de modo que nem precisará muito esforço por parte da escola para a promoção da inclusão. Incluir é tarefa de todos!
ResponderExcluirOlá, Sátiro Souza!
ExcluirÉ uma charge que nos inspira, é uma verdade que traz esperança de um futuro melhor, fico imaginando se todos tivéssemos a consciência da importância desses ensinamentos desde pequeninos, nas primeiras interações ainda no seio familiar, com certeza, como você mesmo colocou ao chegar na escola e se deparar com as diferenças seria um comportamento natural e respeitoso, amenizando o esforço da escola, pois a criança já traz junto consigo a valoração do incluir.
Agradecidas pela sua participação!
Abraço.